15 de jul. de 2013

Ib

Seres quase humanos, olá. Gente esse jogo é A-P-A-I-X-O-N-A-N-T-E!!! Recomendo fortemente que você tente jogar sem ajuda. É livre para todos os doidos, então baixe. Tem uns 10 finais alternativos, sendo apenas um bom. E é um jogo bem demorado, cheio de enigmas, e quebra-cabeças.

Sobre o jogo


Tema: "terror, investigação" e muita AVENTURA!
Em seu nono aniversario Ib é esquecida numa galeria de arte. Quando percebe, ela tem apenas uma rosa e um lenço, e esta sozinha num mundo novo criado pelo falecido artista Guertena. E logo encontrará Garry e Mary que, assim como ela, procuram a saída. Sua missão é sair com eles da galeria, mas cuidado, cada decisão que tomar pode alterar o final por completo...

Personagens










Ib é muito valente para sua idade (9), e quer mais do que tudo voltar para casa. Ela será uma grande amiga de Mary e confiará bastante em Garry (isso é claro se o jogador deixar). Ela também bem quieta e realmente se importa com o bem dos demais







Garry é um medroso de cabelo bizarro. A primeira vista parece um alcoólatra (sem ofensas). Mas não o julgue dessa maneira! Ele é um cavalheiro de bom coração, tanto que se preocupa mais com a segurança das meninas, que a própria. Francamente, não conheço uma pessoa se quer que não tenha se apaixonado por ele ao jogar.










Mary é nova (cinco anos), mas já da para afirmar que sua infância foi horrível. Nunca teve amigos, e por essa mesma razão adora Ib, como uma irmã. Mesmo assim sempre está empolgada para contar algo novo. E é a pessoa do grupo mais ansiosa para sair da galeria...


Download do jogo


Versão 1.04


Here, lembre-se que os finais "Welcome to world of Guertena"e "A Painting's Demise" são dessa versão.

Em Português (Versão 1.05)


Aqui esta! Ah! Lembre que essa versão é um pouco mais antiga, então podem haver "bugs", mas a historia continua a mesma.

Versão 1.06


Here we download! Ah ah, Mario... Vermelho... Piada ruim? Deixa pra lá... Essa é a versão mais recente do jogo e sim ela não foi traduzida...

Momento Spoiler


Senhas


Só haverão duas senhas durante o jogo. 
A primeira você encontra no quadro do cara que esta de cabeça para baixo, nas roupas, lembre, ele esta de CABEÇA PARA BAIXO. Mas se você não conseguiu a resposta é 6295.
A segunda é o numero de quadros da Gray Room, 14 para os preguiçosos.

"Macumbas loucas"


Há diversos finais alternativos, e em alguns você precisa fazer uma macumba louca. O problema que não é só uma, são duas que você pode precisar:

Macumba louca 1 (Welcome to the Wold of Guertena; A Painting's Demise):


Veja a pintura da Ib caindo, na sala "esconde esconde" (lado esquerdo da "porta gato")
Deixe Garry chutar a cabeça do manequim no quarto Mirror (Quarto Gray), e a boneca que bloqueia porta (do corredor).
Entre e volte para a sala com o vaso (a porta tinha senha 14) e puxe o cartaz da parede.
Faça Garry puxar o cabo mais à direita na sala da sala Violeta, a cabeça do manequim vai cair (se for uma boneca, você fez algo errado).
Não fuja da sala das bonecas, deixe que te peguem.

Macumba louca 2 (Promise of reuinon; Memory's Crannies)

Basta ser gentil com o Garry e com Mary, converse bastante com eles, quebre nada que não seja necessário. Responda "I have" no desafio do leite. Leia o máximo de livros possível, com exceção do livro animação de giz da Mary que é opcional.

*Essa macumba louca funcionou comigo, se não der certo pra você avise por favor*

Finais Ruins


São no total de 7 finais ruins: Ib All Alone; Forgotten Portrait; Together Forever; Memory's Crannies; Ib All Alone (2); Welcome to the Wold of Guertena; A Painting's Demise.

Ib All Alone: É o final em que Garry e Mary morrem, e na hora de pular no quadro Ib decide ir com o Garry falso para a "saída verdadeira".

Ib All Alone (2): Apenas Mary morre. Para conseguir esse final você tem que fazer a Macumba louca 2. Dando o lenço ou não para Garry, você pode conseguir esse final. Só que, na hora de pular no quadro. Ib acaba escolhendo ir com a falsa mãe, por isso Ib All Alone. Fim.

Ib All Alone (3) Nesse final todos podem morrer, você quem decide se vai matar a Mary ou deixa-la viva. Enfim, na hora de pular no mural, Ib recua e fica presa na dimensão das "artes".

Ib All Alone (4) Na Final Stage (faz parte das fases bônus), basta fazer Ib deitar na cama. Assim ela dormirá para sempre.





Forgotten Portrait: Final em que Mary e Garry morre, mas Ib pula no quadro. A cena mais triste desse final, é a que Ib esta olhando para um quadro, no qual esta pintado, Garry "dormindo". Fim.


Memory's Crannies: Mais uma vez, apenas Marry morre nesse final. Você precisa fazer a Macumba louca 2, para conseguir esse final. Deveria ser um final feliz, mas Ib esqueceu de dar seu lenço para Garry, no momento em que se fere. Então. Quando ela o encontrar na galeria, não haverá motivo para ele se lembrar dela. É o mais triste na minha opinião, ver Garry esquecendo ela, depois de tudo que passaram é lamentável. Fim.

Welcome to the World of Guertena (versão 1.04): Pior final de todos. Só sei que Mary fica viva, quanto aos outros não tenho certeza. Faça a Macuba louca 1 para conseguir esse final:
Quando Ib e Mary chegarem na sala das bonecas, Garry vai estar falando sozinho. Ib não vai bater nele dessa vez, só vai chorar. Marry vai tentar incentiva-la a levantar, mas Ib não quer. Então Mary diz "Já que é assim, vou sozinha!", sai da sala e volta logo em seguida. Concluindo que Ib é a unica amiga dela, e devem ficar juntas. E termina dizendo "Ei gente, agora temos mais dois amigos novos para brincar!". A sala fica escura, e reacende com um monte de bonecas, cabeça de manequins, e quadros ao redor dos três. Só que Ib e Garry estão caídos, a rosa de Garry esta nas mãos da "Lady Blue" e a de Ib caída no chão. Fim... (WTF)

A Painting's Demise (versão 1.04): Todos morrem pelo que entendi. Faça a Macumba louca 1 para esse final, e procure ser cruel com a Mary ao logo do jogo.
Nesse final. Ib e Mary encontram Garry falando sozinho, Ib começa a chorar. Mary, mais uma vez, vai incentiva-la a continuar sem Garry. Ib não da ouvidos para ela. Então Mary decide ir sozinha, só que dessa vez ela não volta. Ela vai chegar na Dark Gallery e pulará no quadro.
Do outro lado a garota se vê sozinha e, conforme vai explorando a galeria, bilhetes estranhos aparecem nas paredes, dizendo que ela não deveria ter saído, porque ela não vai à lugar nenhum. Tudo fica escuro, Mary não vê mais nada, desesperada, começa pedir ajuda à Ib, ao Gary e ao Guertena, mas já não havia esperanças, e Mary morre na escuridão... Fim.

Confira os finais: Welcome to the Wold of Guertena e A Painting's Demise, no vídeo abaixo:



"Finais Bons"

Há vários finais alternativos, sendo apenas dois bons, relativamente.
Para conseguir o primeiro. Você vai fazer a Macumba louca 2 e dar o lenço pro Garry, quando ele cortar a mão.
Se você fizer isso... Ib vai acordar na toy box, encontrar Garry, a chave rosa e sua rosa no chão. Os objetos ao redor vão criar vida e persegui-los. Quando escaparem, vão achar e entrar na sala da Mary, que irá flagra-los e tentará mata-los. Ib será rápida, e colocará fogo no quadro dela, o que acaba matando a pobre loira. Garry vai cortar a mão dele no vidro que estava no chão, e Ib vai oferecer o lenço dela para ele se limpar. Depois encontraram a saída e voltarão à realidade.
Lá, ambos se esquecem de tudo, mas ao verem o lenço e a bala reconhecem um ao outro novamente. Garry constrangido por sujar o lenço de sangue pergunta para Ib se não poderia devolver mais tarde, e ela responde "sim, porque iremos nos ver outra vez!" (<3). Final Promise of Reunion. 
Confira isso tudo no vídeo a seguir:




Para conseguir o outro não precisa fazer nada em especial, e apenas Garry morre.
Na toy box Ib não encontrará a rosa dela, porque quem a possui de fato é Mary. E Garry vai oferecer a rosa dele em troca da dela. A loira contente vai brincar de "bem me quer mal me quer" com a rosa dele. Enquanto isso Garry percebe que está enfraquecendo, e pede para a protagonista prosseguir sem ele. A ultima petala é arrancada, e por mais que insista Ib não consegue "acorda-lo".  A obrigando a voltar para realidade sem ele.
Quando Ib volta para sua dimensão, vê seus pais tratando Mary com uma filha, ou seja, irmã dela. Não, o que aconteceu foi real. A prova disso é quando Mary acha a bala, que Garry te deu, e come. Ou então ela vê o esqueiro dele e comenta como aquilo pode ser perigoso. Final Together Forever. 
Sei que muitas pessoas não o consideram bom porque Garry morre. E a Mary morrer é bom? Pense por esse lado, Mary só queria ser real, é apenas uma criança. Da um dó... Bem, você quem decide. Na minha opinião, não existe um final REALMENTE feliz nesse jogo, porque sempre haverá, pelo menos, um morto ou triste.
Ta ai o vídeo que mostra esse final, mas eu recomendo que você avance para o minuto 16:38:


Sala Secretas ou Bônus

De acordo minhas fontes. Para pegar as Salas Secretas você deve fazer as seguintes coisas:

-Primeiro consiga o final Promise of Reunion (fácil).

-Depois fazer um "novo jogo". E termina-lo com um final que permite a Ib voltar para a dimensão dela.

-Na Dark Gallery, perto do balcão da recepção. Aparecerá uma escada secreta, desça-a e explore...

Abaixo três videos que mostram todo o bônus, aproveite:


Galeria Bônus

Terminando as Salas Secretas. Ib encontra a Chave Preta (obrigatoriamente), ela vai "abrir" a Galeria Bônus. Nela estarão expostos todos os quadros e esculturas pelas quais você passou (e selecionou). Lembre-se: não da para salva-la, então aproveite-a.
A seguir um vídeo que a mostra melhor:






Duvidas? É só postar, vou procurar responder em breve, obrigada pela visita, e até a próxima.

4 comentários:

  1. Adorei seu blog, e por causa dessa postagem eu consegui fazer 3 finais hoje, Obrigada xD e eu já indiquei seu blog na minha pagina do facebook ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danielly, queria saber o nome da sua pagina pra começar a te seguir :D

      Excluir
  2. ei, vc sabe me dizer onde eu baixo o jogo sem algum tipo de virus ou coisa do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os links que fornecemos são seguros. Peguei de sites de muita credibilidade como vgperson e zerocorpse (eu acho, faz mto tempo que postei, erro meu não ter dado crédito). Além disso, nunca vi alguém ter problema com eles.
      Mas acho que você só vai ter segurança mesmo com um antivirus

      Excluir